Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais na Educação


Referencial Teórico

Capital Cultural

"As pessoas se apropriam do mundo 'através das experiências que já tiveram, e não de cálculos abstratos e generalizações' (GEE, 2009:68). Mas essas experiências não são fruto apenas da interação corporal direta com objetos, pois os significados e valores que eles adquirem são atribuídos socialmente, e a apropriação desses significados é resultado da interação entre os seres humanos. (BANNELL et. al, 2016).




Atividades em grupo visam por em prática benefícios do conceito de zona proximal de desenvolvimento, por meio de diálogo. Dessa forma o professor pesquisador poderá atuar como participante colaborando (assistindo) para o desenvolvimento potencial do aluno (VYGOTSKY, 1984 apud REGO, 1998).

Situações que permitam a autonomia na construção do conhecimento como apontava Paulo Freire (CAMPOS & ROQUE, 2007 apud BANNELL, 2016).

Atividades em Grupo

Ferramentas colaborativas dão suporte à interação entre os atores e com isso a se dá a socialização do conhecimento.

SECI – Construção de conhecimento



Atividades em grupo visam por em prática benefícios do conceito de zona proximal de desenvolvimento, por meio de diálogo. Dessa forma o professor pesquisador poderá atuar como participante colaborando (assistindo) para o desenvolvimento potencial do aluno (VYGOTSKY, 1984 apud REGO, 1998).

Processamento Dual de Informação

(adaptado de Mayer, 2005, apud Costa; Taroucob, 2010)





A proposta é prover uma situação didática permeada por um design didático que impõe “um processo de análise de requisitos, planejamento e especificação” (PETERS, 2001 apud CAMPOS; ROQUE, 2019) extraído do cotidiano para facilitar a construção de conhecimento a partir do desenvolvimento de suas habilidades.

Artefatos que vão além do Papel e Lápis



COSTA et al (2013) afirmam que professores devem fazer uso de todos os recursos disponíveis em sala de aula além de papel, lápis e vídeos. Elevar as atividades ao uso de softwares simples e gratuitos com o objetivo de os alunos serem atores atuantes num ambiente multissemiótico. Tornarem-se produtores de textos multimodais para o desenvolvimento de suas habilidades competências.

Infografia versus Texto, versus Gráfico



A utilização de materiais diversificados, ir além de livros textos torna a aprendizagem significativa segundo Moreira (2010, apud CAETANO, 2014). De acordo com Filatro (2008 apud CAETANO, 2014) “O Design Educacional é o processo de identificar um problema de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma solução para o problema”. Para a autora Andréa Filatro (2010) a infografia pode ser a solução no processo de identificação de uma necessidade de aprendizagem.