Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais na Educação


Recursos da linguagem visual: Sequências didáticas para o ensino de frações nos anos finais do Ensino Fundamental da EJA

CONTEXTUALIZAÇÃO

Todos Pela Educação

Anuário Brasileiro da Educação Básica, 2019

INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) mostra que 71% da população brasileira pode ser considerada funcionalmente alfabetizada, dois pontos percentuais abaixo do índice registrado em 2015. Apesar desse recuo, vale destacar o crescimento, no mesmo período, das pessoas que estão no nível Proficiente (de 8% para 12%), o que significa que são capazes de elaborar textos de diferentes tipos e de interpretar tabelas e gráficos. No outro extremo, da parcela de analfabetos funcionais, observa-se o aumento de quatro pontos percentuais no nível mais baixo de alfabetismo.

Todos Pela Educação

Anuário Brasileiro da Educação Básica, 2019

Percepção Estatística - 2019

O Brasil possui, hoje, 47,9 mil alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, sendo 5,7 mil em Nível Fundamental e 42,2 mil em Nível Médio. Esse contingente ainda representa, no entanto, uma pequena parte das matrículas em EJA como um todo. No caso do Ensino Fundamental, a ênfase profissionalizante representa apenas 0,3% das matrículas, e no Médio, somente 2,9%, sendo que a meta do PNE aponta para 25% das matrículas. O ano de 2018 registrou uma queda no número de matrículas na EJA de Ensino Fundamental, na modalidade integrada à Educação Profissional, se comparado a 2017: 51,3%. Trata-se do menor patamar desde 2009.

Evasão na visão de Maria Clara Di Pierro

Uma Visão Contemporânea

Maria Clara Di Pierro identifica dois grupos - 2014

Os mais idosos que viveram numa época em o acesso à educação era mais difícil. Especialmente em zonas rurais.

Outro grupo bem mais numeroso e heterogêneo de pessoas que abandonaram precocemente os seu estudos por fatores extraescolares, como pobreza e necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho ou mesmo por fatores escolares em função de sucessivas reprovações.

Educação na visão de Jane Paiva

Um Direito Social Tardio

Jane Paiva destaca - 2014

O direito à educação para todos é muito recente, data da Constituição de 1988. Então esse conjunto populacional com mais idade também vende uma interdição ao direito à escola educação é que a sociedade manteve durante muito tempo. Ela cita ainda que a Constituição de 1934 assegurava educação para todos. Em 1969, por Emenda Constitucional o analfabeto vai ter direito ao voto.