Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais na Educação


METODOLOGIA

Revisão Bibliográfica

Infografia na Educação

Pesquisa Bibliografica

A pesquisa se divide em dois momentos. Em sua parte inicial, tem-se um papel exploratório com uma revisão bibliográfica do uso de infografia na educação. O interesse foi por autores que buscam respostas para resultados de aprendizagem em sala de aula e a distância que fazem uso de design didático que se apoia nos atributos dos recursos da linguagem visual e da infografia. Seja em cursos do ciclo básico, seja em cursos técnicos ou superior.

Situações Dídáticas

Introdução às Tecnologias Aplicadas à educação

Aulas Discursivas e de Avaliações

A proposta são aulas discursivas e de avaliações de aprendizagem para o ensino de frações concernente às habilidades do sexto ano do Ensino Fundamental (EF06MA07, EF06MA08, EF06MA09, EF06MA10). A partir das experiências vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Desenvolver estratégias pedagógicas adequadas a aprendizagem do perfil do aluno da EJA. Situações que permitam a autonomia na construção do conhecimento como apontava Paulo Freire (CAMPOS & ROQUE, 2007 apud BANNELL, 2016).

Situações Dídáticas

Para Brousseau (1996a) a situação didática é utilizada para descrever os modelos que delineiam as atividades do professor e do aluno. É todo contexto que cerca o aluno, nele incluídos o professor e o sistema educacional. A situação é criada para ensinar um conhecimento ou controlar a sua aquisição. Abrange um meio material (peças de um jogo, um desafio) e o seu desenvolvimento pode produzir um efeito de ensino.

Interatividade em Sala de Aula

Arte do pesquisador a partir da fonte - Brousseau (1986, p.12 apud SILVA; FERREIRA; TOZETTI, 2015)

Primeira Etapa

Avaliação diagnóstica – quais os interesses da turma, o que eles (alunos) trazem de conhecimento sobre frações. Os objetivos são identificar a realidade comum, verificar estatisticamente as habilidades e pré-requisitos para a atividade e dificuldades recorrentes na aprendizagem.

  • Tarefa: Três questões para cada habilidade. Total de 12 questões.
  • Prática 1: Pré-teste com questões propostas de forma analítica sobre os mesmos itens que serão aplicados na segunda etapa.

Avaliação Diagnóstica

Avaliação Formativa

Avaliação formativa – controlar a execução da atividade, afim de assegurar que os alunos estão em transformação para atingir os objetivos esperados na atividade de construção do conhecimento.

  • Tarefa: Atender as competências nas quatro habilidades da tabela 1. Mediada na prática pelos princípios da aprendizagem matemática de Piaget que se descrevem assim:
    • Para que o aluno possa compreender um conceito, uma ideia, uma noção, é necessário que o mesmo o reinvente por meio de processos de busca de equilíbrio.
    • Quando um aluno é incapaz de expressar com palavras o que deve fazer ou compreender, devem ser propostas aprendizagens que envolvem, de forma real e consciente, seus processos de raciocínio.
    • É necessário a criação de uma estrutura entre a matemática natural dos alunos dos alunos e a matemática formal, já que as estruturas utilizadas em uma e outra não são as mesmas, para organizar o conteúdo da disciplina de maneira que as atividades possam favorecer o desenvolvimento das ideias para um processo de formalização sistemático.


Avaliação Formativa

Avaliação Somativa

Avaliação somativa – registrar o conhecimento retido, aplicada em uma data posterior, semelhante a avaliação final. Compilar e inferir os resultados aferidos. Descrever comportamentos e disseminar empatia, clima amigável para desmontar tensões entre os participantes.

  • Prática 3: Aplicação do pós-teste para retenção de conhecimento. Três questões para cada habilidade. Total de 12 questões.

Avaliação Somativa






Design Didático: Como e Porque

Gilda H. Bernardino Campos

CAMPOS, Gilda H. Bernardino; ROQUE, Gianna O. Bogossian. MOOC – Planejamento e Design Didático para Cursos na Web. CCE.Puc-rio.br, 2019.

Design Didático

"É um conceito construído a partir do conhecimento científico sobre as teorias de aprendizagem e do conhecimento prático e a partir da experiência de desenvolvimento de projetos ele não pretende ser uma receita de como se fazer um projeto curso ou pelo contrário deve funcionar como um termômetro para que o professor possa desenvolver seus próprios procedimentos aquando os a vários contextos."

Estratégias Pedagógicas

Professora Gianna O. Bogossian Roque

CAMPOS, Gilda H. Bernardino; ROQUE, Gianna O. Bogossian. MOOC – Planejamento e Design Didático para Cursos na Web. CCE.Puc-rio.br, 2019.

Estratégias Pedagógicas

"As estratégias pedagógicas são as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos com o objetivo de construir aprendizagem sobre determinado conteúdo e assim desenvolver os objetivos planejados pelo professor"