Revisão Bibliográfica
Infografia na Educação
Pesquisa Bibliografica
A pesquisa se divide em dois momentos. Em sua parte inicial, tem-se um papel exploratório com uma revisão bibliográfica do uso de infografia na educação. O interesse foi por autores que buscam respostas para resultados de aprendizagem em sala de aula e a distância que fazem uso de design didático que se apoia nos atributos dos recursos da linguagem visual e da infografia. Seja em cursos do ciclo básico, seja em cursos técnicos ou superior.
Situações Dídáticas
Introdução às Tecnologias Aplicadas à educação
Aulas Discursivas e de Avaliações
A proposta são aulas discursivas e de avaliações de aprendizagem para o ensino de frações concernente às habilidades do sexto ano do Ensino Fundamental (EF06MA07, EF06MA08, EF06MA09, EF06MA10). A partir das experiências vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Desenvolver estratégias pedagógicas adequadas a aprendizagem do perfil do aluno da EJA. Situações que permitam a autonomia na construção do conhecimento como apontava Paulo Freire (CAMPOS & ROQUE, 2007 apud BANNELL, 2016).
Situações Dídáticas
Interatividade em Sala de Aula
Arte do pesquisador a partir da fonte - Brousseau (1986, p.12 apud SILVA; FERREIRA; TOZETTI, 2015)
Primeira Etapa
Avaliação Diagnóstica
Avaliação Formativa
Avaliação Formativa
Avaliação Somativa
Avaliação Somativa
Design Didático: Como e Porque
Gilda H. Bernardino Campos
CAMPOS, Gilda H. Bernardino; ROQUE, Gianna O. Bogossian. MOOC – Planejamento e Design Didático para Cursos na Web. CCE.Puc-rio.br, 2019.
Design Didático
"É um conceito construído a partir do conhecimento científico sobre as teorias de aprendizagem e do conhecimento prático e a partir da experiência de desenvolvimento de projetos ele não pretende ser uma receita de como se fazer um projeto curso ou pelo contrário deve funcionar como um termômetro para que o professor possa desenvolver seus próprios procedimentos aquando os a vários contextos."
Estratégias Pedagógicas
Professora Gianna O. Bogossian Roque
CAMPOS, Gilda H. Bernardino; ROQUE, Gianna O. Bogossian. MOOC – Planejamento e Design Didático para Cursos na Web. CCE.Puc-rio.br, 2019.
Estratégias Pedagógicas
"As estratégias pedagógicas são as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos com o objetivo de construir aprendizagem sobre determinado conteúdo e assim desenvolver os objetivos planejados pelo professor"