Questão Norteadora
Recursos da linguagem visual como instrumento em situações didáticas colaboram para o entendimento, compreensão e aplicação de operações com frações?
Questão
Quais os benefícios educacionais do uso dos recursos da linguagem visual e infografia para a aprendizagem de operações com frações na EJA dos anos finais do Ensino Fundamental?
Objetivo Geral
Propor situações didáticas com ênfase no uso de linguagem visual como recursos de aprendizagem das operações matemáticas com frações para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.
Métodos
- Elencar o uso de infografia no ambiente educacional no Brasil.
- Diagnosticar previamente o conhecimento e realidade do aluno da EJA e discutir como ajustar atividades a sua realidade.
- Desenvolver sequências didáticas com operações de frações previstas nas habilidades EF06MA07, EF06MA08, EF06MA09 e EF06MA10 da Base Nacional Comum Curricular de forma infográfica.
- Aplicar e avaliar a aprendizagem e a construção de habilidades sob aspectos quantitativos e qualitativos da realidade contidos nos infográficos, visando ao desenvolvimento das ideias fundamentais da matemática validadas pela BNCC para as habilidades com operações de frações do Ensino Fundamental do sexto ano (EF06MA07, EF06MA08, EF06MA09, EF06MA10).
Produto Final
E-book de construção e uso de artefatos auxiliares às sequências didáticas do ensino e aprendizagem de frações por recursos visuais no Fundamental II.